top of page

3 filmes atemporais: do clássico antigo ao moderno

  • Mariana C.M.
  • 2 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2024

Cor preferida, comida preferida, música preferida. Já parou para pensar quantas vezes você mudou de ideia sobre suas coisas preferidas? Cada versão sua possui uma coisa preferida, se você muda, os seus favoritos também podem mudar. No meu caso, sou indecisa e mudo frequentemente de opinião sobre vários assuntos, mas no mundo do entretenimento, isso é um pouco diferente. 


Carrego 3 filmes queridos e atemporais, que de anos em anos, revisito para ter a certeza de que ainda me identifico. 


Sou o tipo de pessoa que não se prende a um gênero específico para filmes e séries. Me aventuro em cada lançamento da Netflix, seja ele qual for. Apesar da comédia romântica estar entre os meus mais consumidos, também me perco em filmes de ação, mistério e História.  


Pegue a pipoca, a coca ou o chocolate e acompanhe algumas opiniões - brevemente desenvolvidas, sobre alguns dos meus filmes preferidos. Quem sabe eles se tornam seus também. 




1. Sociedade dos Poetas Mortos 

8,1 Imdb

1989

2h8min 

Drama 

Onde assistir: Star+


Quando o assunto é atemporalidade, esse é o filme que vem à mente. Na tentativa de não trazer muitos spoilers, esse será um resumo breve. 

Lançado na década de 80, Sociedade dos Poetas Mortos é um drama americano que aborda assuntos tão presentes na atualidade quanto na época. A história se passa em 1959, com uma narrativa cronológica e linear, em uma escola de elite para garotos, a Welton Academy. O local tem um método de ensino com quatro princípios: tradição, honra, disciplina e excelência - algo que se compara aos colégios internatos que ainda existem nos dias atuais. Já o novo professor, John Keating, personagem principal da história e interpretado por Robin Willians, traz uma proposta completamente oposta do que é educar. 

Com métodos que fogem do conservadorismo, Keating (ou Capitão) passa a ensinar literatura de forma inspiradora, fazendo com que seus alunos se sintam estimulados e apaixonados por poesia. 


“Carpe diem, meninos. Aproveitem o dia, façam suas vidas extraordinárias." - John Keating

Quando digo que os métodos do professor eram diferentes, eram mesmo. Prometi um resumo sem spoilers, mas aqui vão alguns: suas aulas eram marcantes por momentos como, rasgar o livro de teoria literária, subir na mesa para mudar a perspectiva do mundo ou até recitar poemas antes de chutar uma bola de futebol. Despertou sua atenção? Nunca é tarde para assistir 2 horas de um filme clássico e se surpreender com o final. 


Essa história vai trazer reflexões sobre a vida e a busca da felicidade, sobre princípios e valores pessoais, além de um questionamento sobre métodos de ensino válidos ou não. 

A moral que fica de Sociedade dos Poetas Mortos é que não devemos ver o mundo como as pessoas dizem, mas sim, encontrar nossas próprias vozes, vontades e opiniões. 

 


2. Na natureza selvagem 

8,1 Imdb 

2007

2h28min 

Drama; Aventura; Biografia.

Onde assistir: Prime Video


Com o título original Into the wild, dirigido por Sean Penn e roteirizado por Jon Krakauer, essa é uma aventura baseada em fatos reais. Inspirado na história de Christopher McCandless,  interpretado por Emile Hirsch, o filme retrata a vida de um jovem inteligente, rico e com uma vida equilibrada, que, ao terminar a faculdade, decide deixar para trás todos os seus bens e seguir em direção ao Alasca. Seu sonho mais profundo era fugir da civilização para ficar sozinho na natureza e atingir um maior autoconhecimento - mal sabia ele que isso seria mais difícil do que escalar montanhas no inverno. 


Indicada a dois Oscars, essa trama prende o espectador desde o início. Falo aqui não somente de jovens que idealizam fazer o mesmo, mas pessoas que passam a vida toda refletindo sobre o que podiam ter feito, enquanto ainda eram jovens - além daqueles que julgam a decisão do protagonista desde o primeiro momento. Esse é aquele filme que vale a sua atenção. 


Christopher, também conhecido por Alexander Supertramp, é um cara espontâneo que improvisa amizades, amores e felicidades. Desde o início da história, ele não se preocupa com os possíveis problemas que surgiriam no caminho, ou até mesmo qual seria o caminho. Ele tinha um objetivo formado, que era o destino final. As mais de 2 horas de filme passam rápido quando você começa a se identificar com o personagem principal, pensando em soluções para cada situação vivida ou imaginando qual será o próximo perigo. 


"A felicidade só é verdadeira quando compartilhada" - Chris McCandless

O livro Na natureza Selvagem, por sua vez, traz conversas com todas as pessoas que conheceram Chris McCandless neste período de 2 anos viajando e morando em: acampamentos no deserto, comunidades criadas em construções militares, cidades fantasmas, trailers abandonados. O autor, insatisfeito com as respostas incompletas da história real, decide até comparar a vida do jovem do Alasca com outros viajantes que tiveram fim trágico e solitário, para entender quais pensamentos passavam na mente de Chris quando decidiu se aventurar sozinho no clima congelante do Alasca. 


Essa é uma obra que faz você viver cada segundo durante a narrativa e sentir na pele a cena final. Não sou de dar spoilers, mas se você ainda não viu, deixo aqui prévias do que pode sentir. 

 


3. Capitão Fantástico 


7,1 Imdb

2016

1h58min

Drama; Aventura; Comédia

Onde assistir: Prime Video


Um destaque de premiações, Capitão Fantástico foi lançado em 2016. Apesar do nome remeter a um filme de ficção e super-poderes, a história aborda muitas coisas da realidade, mas, acima de tudo, sobre ser humano. Quanto menos você souber sobre o principal enredo, mais você terá espaço para livre reflexão, e essa é a maior graça do filme. 


A trama conta sobre Ben, interpretado por Viggo Mortensen, um pai que decide criar seus seis filhos com métodos não tradicionais. Ele escolheu viver com sua esposa e família em uma floresta do noroeste estadunidense, com o mínimo de contato direto com a “civilização”. Tudo vai bem, até o clímax do filme - que claramente não contarei aqui. Muitos questionamentos são trazidos à tona e Ben passa a duvidar de seus próprios princípios, vendo que seus filhos, ainda crianças e adolescentes, já desenvolveram os deles também.  

"Somos definidos por nossas ações, não palavras" - Ben Cash

A obra é uma crítica a vários temas controversos da cultura americana, tipos de governo, formas de aprendizagem, interações sociais e familiares. É um daqueles filmes que prende a atenção de todos os tipos de telespectadores, seja pelo lado positivo ou não. Para uma reflexão profunda sobre a sociedade, hábitos e costumes, essa é a pedida certa. 






Agora que você já tem três opções de filmes atemporais, não tem desculpa sobre nada para fazer no final de semana. Hoje, amanhã e em qualquer momento, essas são opções de entretenimento valiosas para acrescentar na sua lista.  


Se assistir algum desses pela primeira vez, me conta o que achou? Compartilhe este artigo com aquele seu amigo que também procura um filme bom sobre a vida. 




Commentaires


bottom of page