4 personagens inspiradoras em filmes e séries da comunicação
- Mariana C.M.
- 17 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Você se interessa por comunicação? Relembre 4 personagens que podem te inspirar na carreira
Se você, assim como eu, escolheu fazer jornalismo para ter uma rotina igual à de alguns personagens de filme que assistiu na infância e adolescência… Eu entendo sua decepção ao chegar na vida adulta!
Brincadeiras à parte, seja no jornalismo, em marketing, publicidade e propaganda ou relações públicas… A comunicação é peça-chave para várias profissões. No cinema, algumas obras retratam diferentes lados da profissão de jornalista, ou o dia a dia de profissionais de marketing. São muitas as produções de filmes ou séries que trazem carreiras da comunicação como protagonistas, criando inspirações positivas ou negativas.
Por isso, neste artigo, separei 4 personagens que nos inspiram a começar ou a continuar na área, trazendo reflexões e ideias diferentes para a comunicação.
1. Miranda Priestly
Não poderia começar com outra personagem que não fosse a Miranda Priestly. Muitos a veem, única e exclusivamente como a vilã do filme, mas quem assiste com outros olhos reconhece a função da protagonista do clássico O Diabo Veste Prada, brilhantemente interpretada por Meryl Streep.
Além de ser inspiração para adolescentes que assistem ao filme e idealizam trabalhar em uma revista, tudo que Miranda faz ou fala para sua estagiária Andrea é pensando em seu potencial e evolução profissional.

Por isso, a figura da personagem representa uma posição de superioridade em uma empresa de comunicação, como alguém que agrega autoridade, conhecimento e se torna referência para os aspirantes da área com espírito de liderança.
2. Jane Sloan
Já pensando em uma obra mais atual, a série The Bold Type traz figuras femininas fortes e empoderadas, e no assunto de hoje, destaco a personagem interpretada por Katie Stevens, Jane Sloan, com a qual me identifico muito.
Durante as temporadas, a protagonista passa por diversas fases na sua carreira. A própria história já se inicia com Jane começando em um novo emprego, como redatora na revista Scarlet Magazine.

O enredo da série segue três protagonistas que trabalham na empresa, porém Jane sempre se sente perdida em encontrar a sua voz como jornalista. Ela traz a ideia de que sua missão vai além de escrever textos sobre beleza ou moda, e busca constantemente fazer trabalhos com grandes significados por trás.
Jane é inspiração ao mostrar que é possível começar em um cargo pequeno para fazer algo grandioso no futuro.
3. Becky Fuller
Interpretada pela atriz Rachel McAdams, a personagem Becky Fuller é símbolo de determinação na área do jornalismo de televisão. A história do filme Uma Manhã Gloriosa começa com Becky sendo demitida do atual trabalho, como assistente de produção de um jornal.

Depois de dias de desespero atrás de outro emprego, ela consegue uma oportunidade como produtora executiva do jornal matinal "Day Break", que não faz muito sucesso na emissora até então. Em seu primeiro dia de trabalho, Becky já mostra ser uma profissional determinada a alcançar seus objetivos e pensar fora da caixa.
Essa personalidade fez com que ela criasse a autoridade necessária, de forma leve, descontraída e confiante. Ao longo do filme, Becky aprende a equilibrar sua dedicação à carreira com sua vida pessoal, além de transmitir resiliência para lidar com momentos de rejeição e planos fracassados.
4. Jenna Rink
"30 é a idade do sucesso!"
Como última personagem, mas não menos importante: Jenna Rink. Presente na vida de toda adolescente, Jenna, interpretada por Jennifer Garner, nos incentivou a imaginar como seriam as nossas vidas com 30 anos, enquanto tínhamos 13.
De Repente 30 é um filme de 2004, que faz sucesso até os dias de hoje. Com temáticas atemporais, a história segue a vida de Jenna aos 13 e 30 anos. Acredito que um clássico como esse nem precisa de uma sinopse.

A protagonista nos inspira a não desistir das nossas metas, por mais impossíveis que pareçam ser, afinal, a Jenna adolescente sonhou muito para que a sua versão adulta pudesse transformar tudo em realidade - no lado profissional, pelo menos.
Entre dramas, choros e risadas, Jenna descobre que precisava viver tudo aquilo para entender que talvez aquela não fosse a vida dos sonhos, mas realizou a vontade de trabalhar na Poise e fazer algo totalmente diferente dentro da revista.
Agora que já relembramos personagens inspiradores de filmes e séries da comunicação, me conte! Qual é a sua protagonista preferida? Deixe nos comentários se você lembrou de outra.
parabens pelo blog mari!!