top of page

Antes que o café esfrie: um livro atemporal

  • Mariana C.M.
  • 1 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Se fosse possível viajar no tempo, o que você faria? É sobre isso que o leitor reflete com o livro Antes que o café esfrie


Desde seu lançamento em 2022, o autor Toshizaku Kawaguchi já ultrapassou mais de 1 milhão de vendas no Japão e frequentemente está entre os mais vendidos na Amazon brasileira. 


Será que é só mais uma história sobre viagem no tempo? Pensando nesse livro, trouxe um resumo sem muitos spoilers, mas com um pouco das reflexões para te ajudar a decidir se essa será sua próxima leitura. Aproveite!


Funiculí Funiculá 


Esse é o nome da cafeteria que ambienta toda a história. Funiculí Funiculá está localizada no subsolo de uma rua silenciosa na cidade de Tóquio há mais de 100 anos. E lá existe uma lenda urbana: é possível viajar no tempo - com algumas regras envolvidas. 



capa de um livro branca e marrom com escrito preto



A história

Antes que o café esfrie é um dos livros que faz o leitor refletir sobre os rumos que a vida leva, as decisões impulsivas ou as incertezas do dia a dia. 


O livro conta a história mais aprofundada de quatro personagens que em algum momento precisam viajar no tempo, seja para rever alguém ou tentar consertar algum acontecimento. 


Para isso, as 208 páginas são divididas em quatro capítulos para contar cada história. Mas as vidas de todos os personagens coexistem em algum momento durante a leitura. 


Quais são as regras? 

Antes de continuar a ler, vale lembrar que esse artigo não tem como intuito ser uma resenha ou sinopse, é apenas um gostinho do que você terá com a leitura do livro.


Então, a seguir citarei quais são as condições da viagem no tempo dentro da cafeteria, o que pode te deixar mais intrigado na história. 


Por isso, caso queira ler o livro com poucos conhecimentos sobre o que se passa, recomendo pular essa parte: 


 

  • A pessoa só consegue viajar no tempo se permanecer sentada em uma cadeira específica da cafeteria, não podendo levantar para nada durante esse momento; 


  • A viagem no tempo tem a duração do café enquanto quente na xícara, sendo preciso voltar para o período presente 'antes que ele esfrie'; 


  • Não é possível mudar o passado, mas o futuro ainda não aconteceu, então as pessoas desejam viajar no tempo para tentar responder o famoso "e se…?";


  • Só é possível encontrar pessoas que já estiveram na cafeteria. 


Essas são algumas das "regras" da viagem no tempo na Funiculí Funiculá. E aí, você faria mesmo assim? 



Conclusões pessoais: 

A leitura é leve com uma narrativa rápida. O escritor dá abertura pro leitor imaginar a resposta para várias perguntas abertas. 


As questões vividas pelos personagens são tão reais que você até esquece que está lendo um livro de ficção sobre viagem no tempo, rs - ou seja, você pode se identificar com várias histórias contadas. 


Mesmo se passando em um só lugar, a história não se torna monótona. 



Me conta, já leu esse livro? O autor ainda lançou duas continuações sobre a cafeteria, não vejo a hora de ler também. 


Comentarios


bottom of page