top of page

3 indicações de livros de thriller

  • Mariana C.M.
  • 31 de jan.
  • 4 min de leitura

Eu nunca imaginei fazer um artigo com esse tema por aqui, porque nunca pensei que fosse me conectar tanto com esse tipo de leitura. Em 2025, decidi que vou diversificar os gêneros que leio, e comecei com livros de thriller. 


Na última semana do ano passado li o primeiro desse estilo e já me prendeu muito. Depois, li um muito famoso e outro que quase ninguém fala. 


Neste artigo, trouxe essas indicações com um resumo de cada um. Continue a leitura para decidir o seu próximo livro! 


A Garota do Lago


Esse foi o primeiro livro de thriller que li. Sem muito pesquisar, era uma das grandes promoções da Amazon na Black Friday e comprei por curiosidade. Como eu nunca tinha lido esse gênero, também não aparecia nas minhas redes sociais - mas depois que li, vi que era um livro bem famoso no Tiktok.


A Garota do Lago, livro de estreia do Charlie Donlea, já me deixou vidrada logo na primeira página. A história é sobre a vida e a morte da Becca Eckersley, uma universitária assassinada em uma cidadezinha chamada Summit Lake. 


O jeito que o autor constroi a narrativa prende qualquer leitor. Ele separa o livro em quatro partes: a cachoeira do sol da manhã; autoajuda; olá, detetive e três batidas.  


Cada uma delas narra uma parte da história, e cada capítulo é contado, de forma intercalada, pela visão de Becca ou de Kelsey Castle - a jornalista investigativa que foi chamada para fazer uma reportagem sobre o caso de assassinato. 



capa de livro com garota com capa de chuva e texto "a garota do lago"


O autor descreve a cena da morte da Becca logo nas primeiras páginas, e o decorrer do livro é um equilíbrio entre a vida da protagonista, a história das pessoas que conviviam com ela e o momento presente, com a jornalista Kelsey investigando o caso.


A história é cheia de dúvidas, reviravoltas e a todo momento você se questiona sobre quem é o assassino e o motivo da morte. O plot twist é imprevisível – dependendo do ponto de vista do leitor sobre todos os acontecimentos. Você até volta alguns capítulos para ter certeza do que leu e começa até a duvidar do jeito que o autor construiu a história, mas faz muito sentido no final. 


Algumas cenas são dignas de um bom suspense, outras são tranquilas como uma história de romance clichê, acho que esse equilíbrio foi o que fez eu gostar desse livro.


A Garota do Lago divide muito opiniões, talvez eu só tenha gostado porque foi a minha primeira leitura do gênero. Depois de ler os dois livros que falo a seguir, já não vejo ele como um preferido.


Verity

*Classificação etária: 18 anos.


Esse é um clássico “tem gente que ama, tem gente que odeia”, assim como outros livros da Colleen Hoover. 


Verity é um livro muito famoso na #booktok no Tiktok. É uma história perturbadora, construída para arrepiar desde os primeiros capítulos.  


Tudo começa quando Verity Crawford, uma escritora famosa, sofre um acidente de carro e fica impossibilitada de trabalhar, andar ou falar. Na intenção de seguir com a produção de sua saga de livros, seu marido, Jeremy, decide contratar uma outra escritora para continuar desenvolvendo as histórias. 


Lowen Ashleigh está à beira da falência quando seu editor lhe faz essa proposta irresistível — especialmente depois de revelar a quantia em dinheiro que ela receberia.


Já que Verity não consegue nem falar, Lowen decide visitar o escritório dela, que fica na casa dos Crawford. Chegando lá, percebe que precisará bem mais do que um dia para entender todas as suas anotações sobre os próximos livros. E, então, passa a morar lá. 



capa de livro preta com texto em dourado escrito "verity"

O que o leitor não espera é que quanto mais tempo Lowen passa nesta casa, mais segredos começam a ser revelados, enquanto outros começam a aparecer. 


Até que ela encontra uma autobiografia que muda toda a visão sobre a família e a casa onde vive. Nesses manuscritos, Verity narra fatos desde o dia em que conheceu Jeremy, até seu acidente e as tragédias que aconteceram com as filhas do casal. 


Cheio de reviravoltas, cenas intensas e bem detalhadas, é um daqueles livros que te prendem de um jeito que, de tanta ansiedade, seus olhos até pulam algumas linhas só para descobrir o que vem no final da página.


A adaptação do livro já foi confirmada pela Amazon Studios e, mais: Anne Hathaway interpretando Verity.



A Outra 


Escrito por Mary Kubica, esse foi o terceiro livro que li de thriller – e o que mais gostei. 


A Outra acompanha uma família de Chicago que se muda para uma ilha remota. Sadie e Will deixam tudo para trás para morar na casa da irmã dele, que faleceu e deixou para ele não só a propriedade, como também a guarda de sua filha de 16 anos.


O livro é narrado sob diferentes perspectivas, cada capítulo alterna entre a visão dos personagens principais Sadie, Camille, Will e Mouse, revelando pouco a pouco segredos e pistas que se entrelaçam ao longo da história. 



capa de livro com imagem de uma casa e céu azul com texto rosa escrito "A Outra"

A autora consegue conduzir a narrativa de um jeito único, deixando no ar a dúvida sobre quem realmente é confiável, quem está falando a verdade. É imprevisível desde o começo, apesar de que eu já tinha suspeitado do plot twist na metade. 


Ainda assim, o final do livro é capaz de surpreender mostrando um olhar diferente sobre todos os detalhes que passaram na história. Você meio que passa a leitura toda criando um vilão na sua mente, quando na verdade, pode ser outra pessoa. 


A Outra já tem adaptação confirmada pela Netflix e vale muito a pena para quem busca um thriller psicológico que mistura mistério, suspense e muitos segredos.



Já leu algum desses livros? Comente aqui sua indicação de thriller! :)


Leia também:


Para mais conteúdos como esses e sobre o mundo do entretenimento, siga nossa página no Instagram!


Comments


bottom of page